sábado, 18 de abril de 2015

ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FVC ACOMPANHAM FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO IFES SÃO MATEUS

Um grupo de alunos do curso de Pedagogia da FVC foi convidado a acompanhar a programação da Formação Pedagógica 2015 desenvolvida pelo IFES de São Mateus nos dias 13 e 14/04 no auditório central da faculdade.

O evento que contou com a participação dos professores, pedagogos e outros servidores do campus, além de profissionais da educação de outros campi do IFES e também com profissionais da educação de outras instituições do município de São Mateus e região é uma proposta de formação continuada para os profissionais da educação que vai ao encontro do que é exigido no Parágrafo Único do artigo 62 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96).

De acordo com a equipe organizadora, a Formação Pedagógica 2015 também é um espaço de debate e contextualização do ensino, com o objetivo de promover a reflexão do processo educacional.  O encontro visa também discutir os novos desafios que o ensino democratizado traz, promovendo debate a respeito dos pilares ensino, pesquisa e extensão neste novo cenário, explicou a Técnica em Assuntos Educacionais da IFES Mara Cristina Ramos Quartezani do campus São Mateus.
No primeiro dia, os participantes ouviram a palestra “Formação e identidade docente na educação profissional e tecnológica”, proferida pela professora doutora Suzana Lanna Burnier Coelho (doutora em educação pela Puc Rio e pós-doutora pela Universidade Complutense de Madrid, pesquisadora na área de formação de professores, didática e prática de ensino, educação profissional, juventude e trabalho). Ao final da palestra houve um debate sobre o tema onde todos puderam participar com perguntas e discussões.

No segundo dia do evento o palestrante convidado, professor Doutor Marcelo Lima, apresentou a palestra “Educação profissional e tecnológica: desafios da integração curricular”, onde falou sobre a rede federal de educação e sua história, as vantagens e objetivos da integração multidisciplinar e por que motivá-la. Segundo o professor Marcelo Lima “a integração pode facilitar o trabalho do professor, o fazer pedagógico”.


Um comentário:

  1. O saber é algo que se internaliza gradativamente, assim a busca pelo conhecimento deve ser exercitada a cada momento para que tornemo-nos profissionais cada dia melhores e possamos entender o outro com suas especificidades e também sermos entendidos pelos outros.
    Parabéns alunos, continuem assim aperfeiçoando-se para promover educação de qualidade.

    ResponderExcluir