quarta-feira, 25 de novembro de 2015

ALUNOS DO CURSO DE PEDAGOGIA FAZEM VISITA À RESERVA DE SOORETAMA

 JUSTIFICATIVA
A região da Mata Atlântica é altamente prioritária para a conservação da biodiversidade mundial. Neste contexto, as áreas protegidas, como as unidades de conservação e reservas naturais, são fundamentais para a manutenção de amostras representativas e viáveis da diversidade biológica e cultural da Mata Atlântica. Portanto, a aula de campo constitui uma importante ferramenta para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem, permitindo ir além da simples exposição mecânica dos conteúdos em sala de aula ao possibilitar a compreensão de uma realidade complexa a partir de um dado palpável, além de contribuir para enriquecer as disciplina de Práticas em Geografia e Práticas em Ciências Naturais e ajudar dinamizar o trabalho do professor. Experiências pessoais obtidas durante a aula de campo justificam a elaboração desta prática.
OBJETIVO
Conhecer um ambiente natural de extrema importância para a educação ambiental e possibilitar aos estudantes de Pedagogia, futuros educadores, obter uma visão ampla e estratégica sobre o ensino de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental.
METODOLOGIA
A aula de campo foi realizada na Reserva Biológica de Sooretama conduzida pelos Biólogos que administram  a reserva. Os alunos deslocaram-se de São Mateus, de ônibus, e estiveram em contato com o meio natural por cerca de 6 horas, onde assistiram palestras, mostra de vídeos e realizaram a trilha ecológica.
CONCLUSÃO
Foi constatado que o conhecimento adquirido com essa prática atingiu  objetivos além dos esperados. Essa aula influenciou os alunos a perceberem a importância da educação ambiental para a sustentabilidade do ambiente natural e das futuras gerações.





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